A empresa Áreas de negócio Projetos ABZ Contatos
CETS
Documentação
Links
Parques Com vida
Documentação
Links
Biblioteca Virtual
Documentação
Links
Boas Práticas
Documentação
Links
ABZ > Parques Com vida
O que é a Marca Parques Com Vida?
A Marca Parques Com Vida – PCV surgiu no âmbito do projecto Parques com Vida iniciado em Janeiro de 2005 e que teve como principal objectivo a promoção e divulgação dos territórios dos quatros Parques de Montanha do Norte de Portugal, através de uma estratégia comum de valorização dos territórios. A Marca é um símbolo distintivo a atribuir às empresas prestadoras de serviços de alojamento, restauração, pontos de venda e animação turística e ambiental nos territórios abrangidos pela Associação Parques Com Vida.

A Marca assenta em quatro princípios:
1. Território – a estratégia da Marca assenta na valorização do território
2. Qualidade – apenas a aposta na qualidade dos serviços prestados pode constituir uma real mais-valia no mercado da oferta turística
3. Ambiente – o respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade das actividades locais
4. Social – a dimensão social da Marca PCV confere-lhe a coesão interna imprescindível à sustentabilidade desta

A Marca “Parques Com Vida” é uma Marca colectiva de associação. Para efeitos de gestão da Marca foi constituída a Associação Parques Com Vida, associação sem fins lucrativos que tem por base constitutiva o conjunto de entidades parceiras do Projecto.
Território de Abrangência da Marca PCV
O território de abrangência da Marca PCV é constituído pela totalidade dos concelhos que integram nos seus territórios os quatro Parques de Montanha do Norte de Portugal: Parque Natural de Montesinho (Bragança e Vinhais), Parque Natural do Douro Internacional (Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro e Mogadouro), Parque Natural do Alvão (Vila Real e Mondim de Basto) e Parque Nacional da Peneda-Gerês (Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro).
Destinatários da Marca
Para os quatro territórios, Montesinho, Douro Internacional, Alvão e Peneda-Gerês, são potenciais aderentes à Marca PCV os agentes económicos enquadrados numa das seguintes tipologias de serviços, Alojamento, Restauração, Pontos de Venda ao Público, Animação Turística ou Ambiental e cumpridores do Compromisso Parques Com Vida. São ainda entidades passíveis de integrar esta Associação todas as entidades públicas e privadas que desenvolvem actividades conexas com a Marca nos territórios Parques Com Vida.
Obrigatoriamente todos os aderentes à Marca PCV serão associados da APCV.
Quais as vantagens para a empresa em aderir à marca Parques Com Vida?
Aderir à Parques Com Vida significa:
• Pertencer a uma rede de territórios e prestadores de serviços (alojamento, restauração, pontos de venda ao público, animação turística e ambiental), que subscrevendo um compromisso comum (Compromisso Parques com Vida), adoptam uma estratégia de promoção conjunta
• Associar à empresa a imagem turística dos Parques dos respectivos territórios
• A promoção em eventos nacionais e internacionais
• Empreender um caminho de melhoria da qualidade dos serviços prestados, valorização dos recursos endógenos dos territórios, adopção de conduta ambiental e social responsável
• Exploração do mercado turístico associado ao turismo de natureza
Como Aderir à Marca PCV?
a) O Proponente Manifesta Interesse na Candidatura
O Agente económico (Alojamento, Restauração, Pontos de Venda ao Público e Animação Turística ou Ambiental) formaliza a intenção de apresentação de candidatura à Marca PCV. Esta deve ser efectuada junto da Associação Parques Com Vida ou junto da Associação de Desenvolvimento Local do respectivo território por carta, fax, e-mail ou presencialmente. A Entidade Receptora disponibiliza, ao potencial aderente, o dossier de candidatura assim como o resumo dos procedimentos a adoptar e demais informação sobre a instrução do processo.

b) Formalização da candidatura
O Potencial aderente reúne todos os documentos necessários à efectivação da candidatura e envia-os para a Entidade Receptora que lhe confirmará a formalização da mesma.

c) Visita de avaliação
A fim de verificar a conformidade de todo o processo e o cumprimento de todos os requisitos ou normas de adesão definidos no Regulamento da Marca e no Compromisso PCV em específico, é realizada uma visita de avaliação às instalações para avaliar a conformidade e o cumprimento de todos os requisitos.

d) Análise do processo
A Direcção da APCV, solicita ao Conselho da Marca que se pronuncie sobre:
- A conformidade e o cumprimento de todos os requisitos
- A adesão efectiva e atribuição da Marca (elaboração do parecer final)

Caso o Conselho da Marca entenda necessário, poderá convocar o técnico que executou a visita de avaliação. A avaliação do processo de candidatura pode determinar a necessidade de se efectuarem consultas e pedidos de parecer técnico a outras entidades ou peritos nas matérias específicas, bem como solicitar mais elementos ou esclarecimentos ao proponente.
A análise do processo de candidatura não poderá exceder os 30 dias úteis (20 dias para análise técnica e 10 dias para tomada de decisão da APCV).

e) Comunicação da decisão sobre o pedido de adesão
Uma Marca de Qualidade como é o caso da Marca PCV, limita o acesso/exclui aderentes que não cumprem o Regulamento da Marca, em geral, e o Compromisso PCV, em particular. Pelo que se reserva o direito de aprovar ou reprovar a adesão de novos aderentes. No caso da decisão ser negativa, o proponente dispõe de 30 dias para apresentar recurso, devidamente fundamentado, podendo repetir todo o processo, até regularizar a situação, dispondo de um prazo máximo de 6 meses para o efeito, findo o qual, o processo fica sem efeito. Não há lugar a novo pedido de reapreciação antes de passado um ano sobre a data da última decisão proferida.

f) Formalização do aderente enquanto associado da APCV
No caso da Decisão ser positiva, deverá o aderente formalizar-se como associado da Associação Parques Com Vida e assinar o Contrato que o vinculará à Marca por dois anos, com as regras de uso, manutenção e renovação do pedido e o Compromisso Parques Com Vida, recebendo finalmente o Kit Parques Com Vida.
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter
Notícias
CANDIDATURAS AO PRÉMIO INTERN...
A maior ave de rapina da Europ...
Linha de Apoio à Valorizaçã...
Já são 22 os linces ibérico...
ver mais
acesso privado
© 2008 Ponto Natura, ambiente & soluções unip. lda.